Please reload

PROCURE POR TAGS: 

02.01.2019

Please reload

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

INSPIRAÇÃO DO DIA

Muito tempo se passou até o dia do nosso reencontro. Entre abraços, olhares e afabilidades tive a certeza de que o tempo não apagou nossa amizade! Unidos pela escola, rafa e eu estudamos a muito tempo juntos (não precisamos mencionar datas com tanta precisão rs.) e, mesmo com sua ida a capital Federal no ano de 2015, quando nos revimos percebemos que tínhamos ainda mais carinho e coisas em comum. Depois desse encontro continuamos a manter contato, a tempo de muitas ideias e apoio. Com a criação do blog foi impossível não lembrar da impecável escrita desse amigo, que fala com a alma. Pois, e se o Blog é para ser poético nas suas múltiplas possibilidades, que tenhamos um poeta de verdade! hahaha. Brincadeiras, brincadeiras, vamos as apresentações.

 

Com carinho agradeço a esse MEU poeta (já ganhei muitos!), amigo e companheiro de tantas aventuras desde a infância. E o apresento como responsável primeiro pela coluna "Poemas, poesias e crônicas"

 

Apresentação do Poeta:

 

“RAFAEL VESPASIANO FERREIRA DE LIMA é natural de Maceió, capital alagoana, nasceu no dia nove de janeiro de 1983, na maternidade Santa Mônica, filho de Geovanna e Pedro, tem três irmãos mais novos, Diogo, e dois irmãos do segundo casamento de seu pai, Pedrinho e, a caçula Lara. Morou na cidade natal até os quinze anos, quando, em 1998, mudou-se para a capital do Brasil, Brasília, onde vive até hoje, contando os seus trinta e quatro anos completos, contudo sempre retornando à terra natal, pois suas origens são muito importantes para o seu fazer literário.

 

Formado em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas, em 2011, pelo UniCEUB, Centro Universitário de Brasília. Com especialização em Literatura Brasileira lato sensu, pela Universidade Católica de Brasília, UCB, em 2013.

 

Escreve poemas lírico-amorosos desde os 16 (dezesseis) anos. Também passou a escrever contos, “causos”, ou como prefere denominar, às vezes, “Provérbios”, de cunho erótico. E também poemas melancólicos, reflexões do mundo pós-moderno, que está perdendo o seu eixo de orientação, pois nada mais é “pensado”, apenas tomam-se atitudes que não resolvem o verdadeiro problema, qual seja: a Humanidade está à deriva existencial, no século XXI, 2017.

 

Escreve ainda acrósticos, ensaios literários, artigos acadêmicos sobre Literatura, principalmente, a Brasileira. Resenhas sobre livros -, (romances, contos, crônicas, novelas, livros de poemas e de teatro, e, também escreve sobre livros teóricos, dentro do âmbito da Teoria Literária) -, além de críticas sobre filmes dos mais variados estilos e diretores.

Possui o blog, www.rafaelvespasiano.blogspot.com.br, no qual publica, principalmente, as críticas cinematográficas e alguns escritos sobre Literatura; os poemas  em sua maioria são inéditos e também os artigos e ensaios literários, e, também não publicados são os contos/provérbios eróticos.

 

Sua monografia como conclusão da Graduação chama-se: A memória como testemunho na obra Angústia de Graciliano Ramos. Já o Trabalho de Conclusão do Curso de especialização em Literatura, também questionou as questões relativas ao rememorar: Nos longes da noite: memória, infância e poesia em Manuel Bandeira.

 

A questão mnemônica também aparece em muitos de seus poemas e escritos.

 

Fonte da imagem: Acrervo do autor

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • b-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now